sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Por que Deus permite o sofrimento em nossas vidas?

Por que Deus permite o sofrimento em nossas vidas?
Por que Deus permite o sofrimento em nossas vidas?

Alguma vez você já se perguntou:  Por que Deus permite o sofrimento em nossas vidas?

Quando falamos sobre o porque Deus permite o sofrimento em nossas vidas e, como podemos lidar e fazer para vencê-los. Não é algo comum abordamos a origem e as causas dos mesmos.

O que quero dizer é de onde, provavelmente, proveio este sofrimento, ou seja, qual é a sua fonte. Pois, se o fato de sabermos a sua origem e possíveis causas nos provocar alguma ação para evitá-los, com plena certeza, já valeu a pena este ensino.

Com este ensino você aprenderá que, nem sempre, o agente causador dos nossos sofrimentos e dores é o inimigo da nossa alma, o diabo. Sem querer, aqui, tentar isentá-lo de alguma culpa. Mas, te fazer lembrar que existem outros possíveis fatores relacionados às causas de nossos sofrimentos e dores.

Obviamente, além de identificar estas possíveis fontes, é importante sabermos como podemos reagir durante estas situações. Claramente, não citaremos todas as passagens bíblicas e seus respectivos ensinos, até porque em apenas um único artigo isto seria impossível.

Pois, sabemos que cada caso é um caso e, existem diversas abordagens e maneiras diferentes de ver o problema e a sua respectiva solução. Não é verdade?

Todavia, hoje, daremos uma pequena introdução ao assunto de uma maneira bíblica e resumida. Porém, falaremos sobre as 4 fontes dos sofrimentos e dores mais prováveis e, como podemos proceder mediante cada uma delas, conforme aprendemos na palavra de Deus.


As Quatro Fontes do Sofrimento


Fonte 1 - O meu Pecado

Quem é Responsável: Eu
Quem é Afetado: Eu mesmo e outras pessoas
Reação Necessário: Arrependimento genuíno e confissão a Deus

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Salmos 51:1-3
O pecado de Davi com Bate-Seba lhe causou sérias consequências em diversas áreas de sua vida. Todavia, ele se arrependeu genuinamente confessando o seu pecado a Deus. Sabemos que, Deus em sua riquíssima misericórdia e bondade lhe poupou a vida.

A criança gerada após o adultério de Davi com Bate-Seba morreu. A espada estava sobre a casa de Davi. Pois, terríveis desavenças e atos de rebeldia por seus filhos o afligiram durante os dias do seu reinado.

Todavia, Davi se arrependeu verdadeiramente alcançando o favor e a graça do Deus Altíssimo, que por sua vez, cumpriu sua parte na aliança estabelecendo o trono de Davi, dando continuidade por meio seu filho Salomão.

Em 1 Jo 1: 9 diz que: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar e purificar de todo mal".


Fonte 2 - Pecados de Outros

Quem é Responsável: A pessoa e as que permitem o pecado
Quem é Afetado: Muitas pessoas, incluindo as que pecaram
Reação Necessário: Resistência ao comportamento do pecado e, aceitação do pecador

Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.
1 Samuel 25:17-20

O pecado da ingratidão de Nabal quase lhe custou a vida e de toda a sua casa, por não atender ao pedido de Davi. Nabal e seus servos prosperam muito em suas terras e, nunca sofreram nenhum agravo por parte de Davi e seus homens.

Porém, no dia em que Davi necessitou de uma ajuda de Nabal, devido uns problemas de perseguição em sua vida. Este, por sua vez, se recusou ajudá-lo.

Abgail, mulher de Nabal, ao saber do fato ocorrido. Agiu sabiamente se antecipando a decisão de Davi em destruir a sua casa e família. Pois, ao levar os presentes e provisões a Davi e seus homens, a mesma estava reparando um erro do seu marido. Ao estar diante de Davi, ela se prostrou rogando misericórdia pela insensatez de Nabal, o que foi bom aos olhos de Davi.

Hoje, por exemplo, temos a oração e a intercessão que é uma poderosa arma dada a nós por Deus. Por meio dela, situações e circunstância poderão ser mudadas. Não deixe de clamar e interceder por aquele quem você gostaria de ver liberto e resgatado na presença do Senhor.


Fonte 3 - Desastre físico (ou natural) possível de evitar

Quem é Responsável: Pessoas que ignoram os fatos ou se recusam a tomarem precauções
Quem é Afetado: A maioria das pessoas expostas
Reação Necessário: Evitar o desastre se possível; se não for possível estar preparado

E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
2 Pedro 2:5


Em Gn 6 vemos o porquê Deus trouxe a destruição sobre a raça humana. Todavia, Noé achou graças ao olhos do Senhor. Foi nesse momento em que o Senhor lhe ordena para construir uma Arca conforme suas especificações.

Após, obedecer a voz do Senhor durante construção da grande Arca, Noé apregoou ao seu povo os acontecimentos vindouros da parte de Deus. A bíblia não menciona, mas o mesmo pode ter sido achincalhado e até mesmo hostilizado por muitos.

Todavia, chegou o dia do Senhor trazer o dilúvio. Então, Deus fala para Noé e sua família entrarem na Arca e, também os animais ao qual o Senhor havia enviado até Noé. Por fim, veio dilúvio e matou a todos aqueles que estavam fora da Arca.

O fato de algo esta demorando para acontecer, não significa que não irá acontecer. Pois, tudo que Deus falou por meio da sua Palavra se cumpriu e outras estão acontecendo a cada dia. A volta de Cristo é iminente, ou seja, devemos estar preparados, pois pode ocorrer a qualquer momento.


Fonte 4 - Desastre físico (ou natural) impossí­vel de evitar

Quem é Responsável: satanás
Quem é Afetado: Muitas pessoas
Reação Necessário: Constante confiança na fidelidade de Deus

Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó 1:22

A Bíblia menciona que Jó era um homem reto e temente a Deus. Todavia, Deus permitiu que satanás aflige-se seu servo. Os filhos de Jó morreram, toda sua riqueza foi perdida. Inclusive sua saúde foi tocada pelo diabo. Mas, Jó não atribuiu falta nenhuma a Deus.

O mal na vida de Jó foi tão doloroso, que sua esposa chegou ao ponto de lhe pedir para amaldiçoar seu Deus e morrer. Porém, mesmo assim Jó ficou firme e confiante em Deus. Mesmo depois de se lamentar de ter nascido, por não entender a causa de tanto sofrimento. Ele continuou perseverando e crendo no Deus vivo.

O resultado da sua fidelidade a Deus foi exatamente surpreendente. Pois, o Senhor lhe restituiu tudo em dobro, de todos seus bens que ele havia perdido. Só não os filhos, porque os filhos não são considerados bens, mas sim, herança do Senhor. Ele teve mais sete filhos e três filhas totalizando 10 filhos, somado aos 10 filhos que estavam na eternidade, temos os vinte filhos.

Se as situações de sofrimentos e dores se levantaram na sua vida e, você é uma pessoa obediente a palavra e temente a Deus. Não tente entender o porque, mas sim, continue confiante em Deus. Que não existe causa impossível para Ele. Agindo Ele quem o impedirá. Saiba que nada acontece por acaso, pois tudo tem um propósito. Deus está controle de todas as coisas.

Lembre-se! Deus é maior que os nossos problemas ou sofrimentos. Por isso, creia e confie somente Nele e receba sua vitória em nome de Jesus. Amém!


Se você gostou desse artigo, por favor, não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Fica na Paz de Cristo e até uma próxima oportunidade.

Missionário Vagner








Previous Post
Next Post
Related Posts

Um comentário: