![]() |
Resumo Bíblico do Livro Profeta Isaías |
Resumo Bíblico do Livro Profeta Isaías — Hoje, faremos uma breve abordagem do livro do Profeta Isaías no velho testamento.
INTRODUÇÃO - RESUMO BÍBLICO DO LIVRO PROFETA ISAÍAS
Isaías era filho de Amós (não o profeta Amós), seu livro foi escrito quando estava em Jerusalém, capital do Reino de Judá.
O Profeta profetizou por um período de mais de 40 anos durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Isaías era contemporâneo de Oseias e Miqueias.
Isaías foi casado com uma profetisa (Is 8.3) e teve 2 filhos Sear-Jasube e Maher-Shalal-Hash-Baz. Esses nomes eram proféticos e significavam acontecimentos que afetariam Judá.
Acredita-se que ele provinha de alguma família influente de Jerusalém. Era um homem culto e familiarizado com a realeza e no aconselhamento de reis em relação a política externa de Juda.
Segundo a tradição o profeta morreu cerrado ao meio a mando do rei ímpio Manassés, filho e Ezequias.
O profeta profetizou muitas coisas entre elas:
1. A queda do Reino do Israel, que aconteceu quando ele ainda estava vivo + ou - 722 a.C;
2. A destruição de Jerusalém, que aconteceu mais 100 anos depois + ou - 597 a.C;
3. A conquista de Babilônia, que se cumpriu uns 200 anos depois da profecia de Isaías 539 a.C. Nesta profecia ele deu detalhes como seria sua tomada e nome do conquistador o Rei Ciro;
4. E o surgimento de um Messias que se cumpriu mais 700 anos depois da profecia, ano 27 d.C;
O Livro de Isaías tem 66 capítulos:
1 a 6 - Trás muitos alertas sobre as calamidades que aconteceria em Jerusalém e Judá por causa do pecado do povo. No capítulo 6 o profeta aceita o chamado de Deus para o ministério, onde proferiu as seguintes palavras: "Aqui estou envia-me"!
7 a 12 - Vai falar sobre 2 (duas) nações a Síria e Israel, que se uniram para invadir Judá. Porém, cumprindo a profecia de Isaías, o Reino Assírio derrotou estas 2 nações e a invasão não aconteceu.
13 a 23 - Nesses capítulos possuem declarações de Deus contra outras nações (Síria, Babilônia, Filístia, Moabe, Egito) que maltrataram povo de Deus.
24 a 35 - Fala que o povo de Deus seriam abandonados, mas depois voltariam a ter as suas bênçãos. Pois, um dos pecados do povo de Judá foi buscar a proteção da Assíria, ao invés de buscar a proteção de Deus e Israel buscou o Egito.
36 a 39 - Falam sobre coisas grandiosas que aconteceram no reinado de Ezequias. O Rei Senaqueribe da Assíria invade Judá e diz que vai destruir Jerusalém se o povo não se rendesse. Todavia, o rei Ezequias recorre a Deus, que houve a sua oração e envia um Anjo que destrói em uma noite 185 mil soldados assírios. Apesar desse livramento, mais tarde Jerusalém é destruída e os Judeus são levados para a Babilônia, devido aos pecados de Judá.
40 a 66 - O Senhor consola o povo com as seguintes promessas:
Promete que a adoração verdadeira irá voltar existir em Jerusalém, depois que eles voltassem da Babilônia.
Notas Capítulos:
9, 11, 25, 33, 35, 40, 45, 61, 65, 66 - Muitas profecias se concentram que o Messias vai governar no Reino de Deus e restaurar a adoração verdadeira para sempre.
7, 8, 9, 11, 28, 40, 42, 50, 53 - O profeta predisse muitas coisas sobre o Messias tais como: Ele nasceria de uma virgem; seria da família de Davi; moraria na Galileia e curaria os doentes.
Mt, Mr, Lu, Jo, At, Ro, He e 1Pe - Livros que as profecias de Isaías foram citadas para provar que Jesus é o Messias. Na ocasião Jesus leu Isaías 61.1-2 para dizer que aquela profecia havia se cumprido nele.
1 comments:
Excelente estudo. Obrigada!